quarta-feira, 21 de maio de 2014


Atividade Pedagógica
PJF –  1º  e 2° ano do Ensino Médio
EEM Prof Marieta Santos
Prof: Vagner Matos
JOGO  TRILHA MATEMÁTICA
Objetivo do jogo: 
Estimular o raciocínio lógico, aprimorar os conteúdos vivenciados no ensino fundamental de maneira dinâmica e vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela matemática.







segunda-feira, 19 de maio de 2014

CONCURSO DE FRASES USANDO SINAIS MATEMÁTICOS

Introdução
Ao longo dos anos, a Matemática tem se aprimorado de forma a facilitar os cálculos e a compreensão dos colaboradores, os símbolos deixam-na cada vez mais dinâmica e aplicável no contexto do cotidiano. A lógica tem o papel de formalizar e deixar mais simples os cálculos, no intuito de universalizar os estudos e o próprio ensino da Matemática. Os símbolos foram surgindo e sendo introduzidos com a evolução da forma de pensar e raciocinar do homem, do surgimento de cálculos complexos, da aplicação nas diversas ciências em que a Matemática contribui, na fundamentalização de situações práticas. 
Em razão do incessante interesse do homem em criar, inventar, reinventar, aprimorar, a Matemática tem se tornado uma ferramenta de grande importância na evolução da sociedade
JUSTIFICATICA
Considerando-se a importância da linguagem matemática e os significados de seus sinais para interpretar e resolver situações problemas, é que o professor de matemática da EEM Marieta Santos ,Vagner Matos, propõe a seguinte ação.
OBJETIVO GERAL
Criar oportunidade para motivar e incentivar o corpo discente da importância da matemática e o uso de sinais  para interpretar e resolver situações problemas, auxiliando no processo ensino aprendizado  através de atividades dinâmicas.
 OBJETIVO ESPEFÍCO
ü  Reconhecer os sinais matemáticos para resolver problemas
ü  Desenvolver a leitura, interpretação a partir de estudo de sinais matemáticos.
ü  Desenvolver a criatividade em criar frases usando símbolos e sinais matemáticos

METODOLOGIA
ü  Exposição os símbolos matemático para os alunos;
ü   Criação de frases utilizando os símbolos matemáticos;
ü   Confecção de cartazes com as frases;
ü   Exposição de cartazes nas galerias do Colégio
ü  Concurso de frases criativas usando sinais matemáticos;
ü  Premiação da frase mais criativa.

CRONOGRAMA
DATA
ATIVIDADE REALIZADA
RESPONSÁVEIS
30/04/14
Apresentação do projeto aos alunos, gestores e  Professores
Prof   Vagner matos
02/05/14
Confecção das frases nas aulas de Matemática
Prof   Vagner Matos
08/05/14
Exposição de cartazes  e escolha da frase mais criativa
Professores e Gestores
08/05/14
Premiação dos alunos que tiveram as frases.
Professores e Gestores

AVALIAÇÃO
Serão avaliados a participação, a criatividade e o desempenho dos alunos na atividade de produção das frases usando sinais matemáticos.

“Multiplicar a cidadania, subtrair a diferença”. X a cidadania , - a A fórmula para um mundo melhor é simples. Pratique-a.
Aqui estão as frases criadas pelos alunos:


2° ANO B TARDE

HÁ UMA  ENTRE AMAR E GOSTAR .GOSTO DE TODOS + AMO SÓ VOCÊ.
VOCÊ É = A DE TODA A BELEZA QUE
MEU MUNDO É UM   SEM VOCÊ
TALITA DOS SANTOS ARAÚJO
NOSSA É IGUAL COISA
SE VOCÊ DEIXAR  POSSO OCUPAR O  QUE EM SEU CORAÇÃO
A É IGAUL A   QUE SUSTENTA UMA AMIZADE VERDADEIRA
AMAR É A DA FELICIDADE E A X DO
A VITÓRIA É  QUE O FRACASSO,   NADA IMPOSSÍVEL. SÓ PESSOAS INCAPAZES DE FAZER DO FRACASSO UM  CAMPEÃO.
ANDREIA MARIA
coisa  > que a U para o   da   humanidade do que    –  as desigualdade
Camila Felipe