segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O jeito mais fácil e certo de aprender Função afim

Mais uma ação do PJF da EEM Professora Marieta Santos, atividades práticas envolvendo um dos conteúdos mais importante do 1° ano do ensino médio , Função Afim .O melhor caminho é estimular os alunos a pensarem nas relações que existem entre variáveis, buscar a regularidade entre elas e daí estabelecer a generalização para a situação.

SÉRIE
TURMA
TURNO
1 °
    A e B
TARDE
                                                                             CONTEÚDO
                                            Função afim: conceito, lei de formação, gráfico e aplicações.
                                                                         DESCRITOR
28 ,44 ,75
                                                                          OBJETIVO

ü  Expressar a dependência de uma variável em relação à outra.
ü  Construir o gráfico de uma função afim a partir da lei de associação.
ü  Determinar a lei de associação a partir do gráfico.
ü  Dar exemplos de funções afim no cotidiano.
                                                               ROTEIRO DE TRABALHO
Atividade 1 – Apresentação de situações problemas que envolvem leitura e representação de gráficos no plano cartesiano e equações de 1º grau para sondar de quais conhecimentos a turma dispõe. 
Atividade 1.1 – Experimento matemático, mostrando a relação direta existente entre o número de bolinhas de gude e o nível de água numa proveta graduada, em seguida construir tabelas e perceber as dependências de uma variável em relação a outra, determinar uma lei de associação e expressar no gráfico o comportamento dos valores das grandezas.
Atividade 1.2 – Aprimorar o conteúdo, reconhecendo onde e quando a função afim aparece no cotidiano, por meio de pesquisas no comércio local e dentro da própria escola.
                                                                               RECURSOS
Calculadoras, papel quadriculado, bolinhas de gude, provetas graduadas, livro didático.
                                                                            Avaliação
Será Contínua durante todo processo, o aluno será observado quanto a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala ou fora dela, Trabalhos em grupos apresentando diversas funções e que os alunos reconheçam se elas são afim sem construir os gráficos, justificando a resposta. Depois, sugerir que eles  montem os gráficos na folha quadriculada para verificar se o que pensam faz sentido.